Google Adwords

Google Adwords: como começar a investir na ferramenta

Certamente, em algum momento nas suas buscas pelo Google, você já deve ter reparado em anúncios de empresas relacionados com a pesquisa feita, correto? Essa estratégia está cada vez mais comum no universo do marketing digital, e há uma plataforma que faz com que isso seja possível: o Google Adwords!

O Google Adwords funciona de forma simples: quando o usuário busca um termo, aparece anúncios condizentes com a pesquisa. Portanto, com a relação entre pesquisa e anúncio, a oportunidade de expandir sua marca para outras pessoas é maior.

Não é necessário investir muito dinheiro nessa forma de anunciar. O Google Adwords é conhecido pelo baixo custo, mas é preciso se atentar aos investimentos. Por outro lado, investir o valor certo para o cliente certo, traz uma grande possibilidade de retorno, tanto de vendas quanto de novas oportunidades.

Veja a seguir algumas ferramentas importantes dentro da plataforma:

Saiba qual é o seu objetivo de marketing

Em primeiro lugar, para saber como você vai criar a sua campanha dentro do Google Adwords, tenha em mente qual é o objetivo de marketing. Analise a sua empresa e veja qual é a “dor” que ela enfrenta: se ela precisa de mais clientes, de ter mais vendas, de captar novos leads ou até mesmo expandir o alcance para outros lugares. Em suma, tudo dependerá de qual problema você precisa resolver para crescer a sua empresa e ela se tornar referência no mercado.

Escolhendo os tipos de campanha dentro do Google Adwords

Em segundo lugar, você deve criar uma nova campanha dentro do Adwords, você pode escolher em qual local dentro do Google é melhor para exibir os seus anúncios. Existem cinco formas mais utilizadas para veiculá-los. São elas:

Rede de pesquisa: Anúncios que aparecem ao lado dos resultados de pesquisa do Google;

Rede de display: Anúncios que aparecem em sites parceiros do Google e aplicativos. Servem para ter alcance de marca para mais pessoas;

Vídeos: Anúncios que são exibidos em grande escala e geralmente são publicados em Streaming e no Youtube;

Compras (Google Shopping): Anúncios que costumam aparecer junto a rede de pesquisa. Eles ajudam a promover os negócios, oferecendo informações prévias para o consumidor;

Aplicativo: Anúncios que servem para a divulgação de aplicativos e faz com que o usuário instale ou realize ações específicas dentro do aplicativo.

Portanto, dentro desses cinco tipos de campanha, você pode escolher uma delas ou mais para montar os seus anúncios, atendendo as necessidades da sua empresa e do seu objetivo de marketing.

Entendendo as palavras-chave do Google Adwords

Um dos investimentos no Google Adwords se dá pela “compra” de termos ou de palavras-chave, mas antes de comprar essas palavras-chave é necessário realizar o planejamento de quais delas serão vinculadas aos anúncios da pesquisa. O Adwords usará as palavras-chave que vão definir os anúncios que serão exibidos em cada tipo de pesquisa.

Por exemplo: Amélia vende tênis de corrida feminino rosa da marca Nike e coloca em seu E-commerce para a venda, no Google Adwords ela compra apenas o termo “tênis de corrida”. Os usuários buscam por esse produto no Google, jogando somente o termo “tênis de corrida” no buscador.

Várias opções de tênis para compra e sites que vendem aparecerão nas primeiras opções, e o produto que ela oferece se perde dentre tantas opções, logo se ela comprar o termo “tênis de corrida feminino rosa Nike”, o que é um termo específico sobre o que quer vender, seus resultados serão mais precisos. E como resultado, o E-commerce onde ela os vende aparecerá nos primeiros resultados de busca, o que traz mais oportunidades de venda.

Segmentando seus anúncios e o seu público-alvo

Em terceiro lugar, além de escolher as palavras que estarão vinculadas aos resultados de busca, o Google Adwords também permite que você segmente os anúncios. Você pode segmentar onde os eles serão exibidos (geolocalização) e para quem (público-alvo), e dentro do público alvo você pode escolher idade, renda e até mesmo preferências específicas.

Em uma campanha de marketing a segmentação é fundamental, e partir dela você consegue falar com quem realmente vai te escutar. E como resultado, você terá propagandas específicas com mais oportunidades.

Por exemplo, vamos retornar ao caso da Amélia: ela não pretende vender o seu produto para o país inteiro, e também ela não quer alcançar mulheres de todas as idades: apenas mulheres entre 20 a 45 anos que praticam corrida ou qualquer tipo de esporte que moram no estado de Minas Gerais.

No Google Adwords ela conseguiria segmentar os anúncios e campanhas para essas mulheres nessa localização, selecionando dentro da plataforma a geolocalização, o público alvo e suas preferências, como prática de esportes ou vida saudável. Como resultado, os anúncios alcançarão esses tipos de mulheres e as chances se converterem em clientes é maior.

Mensure os resultados e deixe sua campanha atraente!

Em conclusão, após criar a sua campanha com as palavras-chave adequadas, os tipos (rede de display, de pesquisa etc) e a segmentação específica para o público, é importante que os resultados sejam analisados. O Google Adwords fornece aos usuários o resultado das campanhas por meio de métricas no Google Analytics.

E você pode ver o resultado de cada campanha, saber se ela alcançou o seu objetivo de marketing, que pode ser o aumento das vendas, reconhecimento de marca ou cadastros de novos clientes, assim como saber se o dinheiro investido no Google Adwords foi adequado.

Outra vantagem de anunciar no Google Adwords é que a plataforma é flexível com os investimentos. Não é necessário investir muito dinheiro para anunciar, e você pode alterar a qualquer momento os valores investidos na campanha.

Se você souber investir da forma correta, seu retorno será maior do que o gasto, e consegue identificar a efetividade das campanhas e dos investimentos. E sabendo mensurar o Retorno sobre o Investimento (ROI) de forma eficaz, você consegue encontrar melhorias para seus próximos anúncios.

Agora que você já conhece sobre os princípios básicos do Google Adwords, que tal investir a sua marca dentro desse mecanismo de busca tão popular?

A Crock pode ajudar a levar sua empresa a ter excelentes resultados e te oferecer o suporte necessário. Nossa empresa oferece serviços que ajudam a solucionar o seu problema e elevar a sua marca. Oferecemos resultados que você entenda e melhoramos a sua performance dentro das suas campanhas do Google Adwords.

Clique abaixo em “Solicite um orçamento” e veja como você pode se destacar no Google.

Comentários estão fechados.