Facebook e Instagram ads

Facebook e Instagram Ads: saiba como anunciar

Muitas empresas atualmente precisam das redes sociais como meio de divulgar o seu negócio. E nesse catálogo de mídias sociais existem diversas opções: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube dentre outros. A divulgação da sua marca nesses meios é importante, pois aparecer para o público no momento certo melhora as suas chances de novas oportunidades. Portanto, uma das formas de se divulgar para seguidores é por meio de plataformas como o Facebook Ads e o Instagram Ads.

Nesse artigo vamos abordar sobre duas ferramentas que possibilitam a divulgação da sua marca nas redes sociais.

Um pouco sobre Instagram e Facebook

Primeiramente, precisamos entender a força do Facebook e Instagram dentro da internet no Brasil. Segundo o site Resultados Digitais, em 2020 as duas redes sociais ocupam entre as 5 mais utilizadas no país, sendo o Facebook em segundo lugar e o Instagram em quarto lugar. Eles apenas perdem para o Youtube e Whatsapp, que ocupam o primeiro e terceiro lugar, respectivamente.

O Facebook é uma rede social versátil, ou seja, os usuários podem compartilhar conteúdos de páginas e publicar fotos ou vídeos. Além disso, outras ferramentas interessantes, como o Watch e o Marketplace, ajudam as pessoas a compartilharem conteúdos e fazer vendas, deixando a plataforma bastante abrangente.

Já o Instagram, rede social fundada em 2010 e comprada pelo Facebook em 2012 por 1 bilhão de dólares, é voltada para uso em dispositivos móveis, embora algumas funcionalidades possam ser acessadas no computador. Seu uso é voltado ao compartilhamento de imagens e vídeos. Já os stories é a ferramenta mais popular do Instagram.

Por serem redes sociais versáteis e possíveis de compartilhar conteúdos textuais e imagéticos, o Facebook e o Instagram são as plataformas melhores para divulgar seu negócio. Por exemplo, uma pessoa tem uma empresa de doces e precisa mostrar fotos de seus trabalhos de bolos, ovos de chocolate etc. O Instagram seria a melhor forma dela fazer isso, postando fotos dos seus doces e divulgando para os seus seguidores e prováveis clientes.

Contudo, essas redes sociais tem alcance limitado, ainda que tenham bastante visibilidade. Para alcançar mais usuários com melhor afinidade ao seu negócio, é necessário investir dinheiro nelas para criar anúncios específicos ou impulsionar publicações que fazem a sua marca expandir. Para isso, duas ferramentas são essenciais: o Facebook Ads e Instagram Ads.

Facebook Ads e Instagram Ads: o que são?

A história do Facebook Ads se assemelha a da criação da própria rede social em 2004, quando Mark Zuckerberg criou a plataforma em Harvard e por meio dela, alugava espaços no Facebook para anúncios de eventos dentro da universidade. Ao passar dos anos, a rede começou a trazer mais anunciantes e melhorar as suas performances de publicidade, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.

Já o Instagram seguiu o mesmo caminho, uma vez que comprado pelo Facebook em 2012, aderiu ao impulsionamento de anúncios através do Instagram Ads.

As duas ferramentas são administradas dentro do Facebook Ads, uma vez que ambas pertencem aos mesmos proprietários. Se quiser veicular um anúncio em apenas uma rede social, você pode escolher a opção durante a criação dentro do Facebook Ads.

A seguir, entenderemos de forma geral como anunciar no Facebook Ads e Instagram Ads.

Como anunciar no Facebook e Instagram Ads?

Primeiramente, você precisa ter a página do seu negócio no Facebook e Instagram. As próprias redes sociais são intuitivas e te ajudam a criar páginas que atendam a sua necessidade. Mas não se esqueça de vincular a conta do Instagram com a do Facebook, para que as campanhas possam ser exibidas em ambas.

Após criar as páginas, é necessário acessar o Facebook Business para ter acesso ao gerador de anúncios e as configurações de negócio, caso sua empresa tenha mais pessoas que mexam na página. Você também precisa vincular suas páginas ao Business.

Com as páginas vinculadas, é hora de criar a campanha! Tenha definido em mente qual é o objetivo dos seus anúncios. Você tem 7 possibilidades de objetivos que são:

  1. Reconhecimento de marca (aumentar o reconhecimento da sua marca alcançando pessoas com perfis parecidos com ela);
  2. Tráfego (aumentar as visitas no seu site);
  3. Alcance (levar sua marca a mais pessoas);
  4. Envolvimento (Obter mais engajamentos com a publicação, curtidas na Página ou participações no evento);
  5. Instalação de aplicativos (você pode divulgar seu aplicativo para gerar uma ação específica, como instalar, cadastrar etc);
  6. Conversões (gerar uma ação valiosa no site ou no aplicativo);
  7. Visualizações no vídeo (promover o vídeo sobre seu negócio a mais usuários).

Depois do objetivo concluído, você deve ajustar as configurações necessárias para se alinhar com o que foi escolhido anteriormente. As configurações englobam o nome da campanha, o público (é fundamental trabalhar essa configuração para atingir as pessoas mais parecidas com o seu negócio) e o orçamento.

O orçamento das campanhas, assim como no Google Adwords, pode ser definido manualmente conforme o desempenho do anúncio, mas lembre-se que o algoritmo do Facebook é inteligente o bastante para otimizá-los.

Ajustando a parte visual no Facebook e Instagram Ads

Feitas as configurações, é hora de criar a parte visual! Você pode criar os anúncios em foto, vídeo, carrossel e slideshow. Faça o upload de imagens que condizem com o seu negócio e utilize textos chamativos para gerar uma ação do usuário, mas lembre de olhar as prévias do anúncio antes de publicar, assim você verá como pode mudar qualquer detalhe.

Em suma, publique a campanha e analise os resultados dela através do próprio Facebook Ads. Você pode procurar a campanha que criou e dela é possível analisar as métricas, que dentro do marketing digital é o mesmo significado de resultados. Otimize-a caso algo não esteja dando o resultado desejado.

Agora que você já sabe o que é Facebook Ads e Instagram Ads, seu funcionamento e como promover sua empresa para mais pessoas, que tal botar a mão na massa?

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