Google Analytics: o que é e como usar na sua estratégia?

Sabemos que para obter acessos, conversões e leads devemos investir em várias áreas do nosso marketing digital. Porém precisamos monitorar constantemente para saber o que é efetivo e o que não é. E como monitorar seu site? Você pode usar o Google Analytics para verificar isso! Quer saber o que é e como utilizá-lo em sua estratégia? Venha conosco e te mostraremos!

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta instalável e gratuita usada para monitorar o tráfego de seu site, mostrando relatórios diários, semanais ou mensais de seu progresso. Ele te mostrará onde seu site está tendo sucesso e onde precisa melhorar.

O foco desta ferramenta é não só monitorar o aumento de vendas, mas também focar nas campanhas de marketing digital, no alcance e nas taxas de conversão.

A ferramenta possui diversas funcionalidades bem interessantes, como o monitoramento do número de visitantes total, visitantes que retornaram e visitantes de uma só visita.

Além disso, a ferramenta mostra de onde a pessoa veio para o seu site, monitora o desempenho da loja virtual, acompanha e detalha as metas definidas e revela as campanhas de marketing com maior resultado.

Ainda é possível visualizar as horas, dias e meses que o domínio contou com maior número de acessos, facilitando assim a organização das postagens no site para serem mais efetivas alcançando mais pessoas.

E assim como é possível identificar o motivo pelo qual seu site possui acessos, é possível também identificar porque as pessoas não continuam acessando seu site.

Como usar

É recomendável que a empresa possua um email só para realizar o acompanhamento com o Google Analytics, pois assim fica mais fácil realizar a checagem e compartilhar resultados com parceiros.

É interessante que essa conta seja Gmail, a plataforma de emails do Google. Então é só acessar o site, clicar em “criar conta”, preencher os campos do “inscrever-se” com os dados necessários, e pronto, depois de corretamente configurado, receberá o código de acompanhamento que será utilizado em seu site.

Se sua empresa possuir mais de um site, ou você possuir mais que um negócio, saiba que você pode analisar várias URL’s na mesma conta e verá todos os relatórios individualmente.

Após realizar o registro, algumas informações podem ser definidas como nome da conta, nome do website, URL, fuso horário e o que será colocado nesses campos fica a critério do proprietário.

Configurações

Cadastro realizado, agora é a hora de configurar o seu Google Analytics. Somente depois de realizada a configuração ocorrerá a liberação do código.

Fique atento! Qualquer erro na linkagem do código com o seu domínio poderá causar erros imediatos ou danos à longo prazo.

Ele precisa ser inserido antes do fechamento da tag “head” [ ] no código fonte da página inicial. Contar com a ajuda de um profissional programador nesta etapa ajuda a reduzir os riscos.

Salvas as informações, agora é só visualizar e acompanhar o monitoramento de sua página!

Métricas

Entender as métricas é de extrema importância para que você compreenda realmente o que o Google Analytics precisa te dizer. A ferramenta possui várias métricas, mas há algumas que são essenciais. Clique no “Público-alvo” -> “Visão geral” e venha conhecê-las.

Visitantes

Os visitantes são as pessoas que acessam sua página de forma direta ou indireta, ou seja, se clica no seu link nos resultados da pesquisa ou se ele vem à sua página por outro domínio, por exemplo, pelas redes sociais.

Hit

Assim que o visitante acessa, o Google Analytics recebe este acesso e registra alguns dados como IP, data e hora, navegador, nome e URL da página. Um usuário, se entrar na mesma página várias vezes, cria uma sessão em várias horas e datas diferentes, mas pelo mesmo aplicativo.

Sessão

A sessão é gerada por um conjunto  de hits a cada novo acesso que o usuário realiza e é encerrada após 30 minutos de inatividade, após meia-noite, quando o usuário navega em diferentes seções dentro do domínio, entre outros critérios.

Redes sociais no analytics

É possível analisar o desempenho das suas redes sociais utilizando o Analytics individual disponível dentro de cada rede. Todas possuem um perfil simples dentro da ferramenta, por exemplo, o YouTube possui o Analytics YouTube, o Twitter possui o Analytics Twitter e assim sucessivamente.

Google Analytics e Google Ads

Se vinculadas juntas, as ferramentas podem se complementar, otimizando assim o seu monitoramento. Será possível saber de onde a visita ou a conversão veio, no caso, do anúncio no Google Ads que ficará computado no Google Analytics. Temos um artigo sobre o Google Ads aqui no blog.

Conclusão

Agora podemos ver como o Google Analytics é completo e que a métrica correta te levará aos seus melhores resultados na certa!

Ficou curioso sobre esta ferramenta? Você pode aprender mais sobre Google Analytics neste curso.

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